sábado, 8 de setembro de 2012

Altruísmo ou Vaidade?

     Bom, tenho visto muitas coisas por aí, e algo tem me chamado muita atenção, sobre as atuais obras de caridade ou evangelização de alguns ministros ou mesmo simplesmente pessoas que mostram fotos no facebook de algum ato que tenha feito em prol das pessoas menos necessitadas.
     Mas algo me intriga, será se estão fazendo isso de coração ou fazem no fundo para mostrar que é uma pessoa boa ou digna?

     Em nenhum momento estou condenando a divulgação de uma obra divina, considero até importante, pois dá visão à obra e até permite que outras pessoas possam se beneficiar da mesma, ex: Um programa de assistência social, quando bem divulgado pelo pastor ou seus membros, mais pessoas necessitadas podem ter conhecimento do programa e assim ora receber o benefício, ora participando ativamente para a obra. Mas o cristão deve ficar atento, pois na hora de fazer a obra divina, deve estar cheio do espírito santo e estar certo que faz a ação pelos princípios divinos - o qual seria o amor, justiça e compaixão ao próximo, entre outros - Senão estaríamos nos comportando semelhantemente aos fariseus.

     A Bíblia Sagrada é muito clara a respeito disso, condena a obra baseado na vaidade, além de perder o sentido da ação, cometemos um pecado quando pensamos mais em nós mesmos do que a Deus. Jesus é bastante firme em Mateus 23: 23, 28. 

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas." (Mateus 23:23) 

"Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade." 

(Mateus 23:28)


     Por que Jesus disse tais palavras? pois na época, os fariseus eram pessoas de grande poder e prestígio, além de serem bastante religiosos, faziam questão de mostrar as pessoas o quanto eram "virtuosas e bondozas" para a população, além de se exibirem por conhecerem as leis de Moisés, porém muitos deles apesar de conhecer, não tinham os mandamentos divinos em seu coração, ou pior, utilizavam-se da instituição ou do credo das pessoas para extorquirem ou mesmo oprimirem os mais fracos: 
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo." 

(Mateus 23:14)



Quando falo dos fariseus, não estou me referindo a ministros, pastores ou profetas. Falo de uma maneira mais ampla, de toda e qualquer pessoa que utiliza da obra de Deus ou qualquer outra religião como pretexto para se promover diante dos outros.

Por essas e outras reafirmo, fazer as boas obras é muito gratificante, mas devemos ficarmos atentos ao nosso coração, pois não podemos deixar a vaidade predominar. Se for para divulgar, divulguemos sim, com prazer, mas com a certeza no coração que essa divulgação será somente para a expansão da obra do Senhor. 

De uma coisa tenho certeza, os homens podem não saber as reais intenções, mas a obra com pensamentos puros e com a benção do Senhor, sempre terão êxito, mas aqueles que fazem por vaidade, não durará por muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário